Só elite! Socorro Neri, Minoru Kimpara e Angelim formam o trio de docentes
A Universidade Federal do Acre (Ufac) pode ser a protagonista nas eleições municipais, em Rio Branco, no próximo ano. Pelo menos três de seus professores estão na lista para concorrer ao pleito eleitoral. Minoru Kimpara disputará pelo PSDB. Raimundo Angelim tem grandes chances de voltar à política disputando o cargo, que já ocupou por 8 anos, pelo PT. Na ponta, aparece a atual prefeita. Socorro Neri também é professora universitária. Ele disputará a reeleição pelo PSB.
Minoru Kimpara possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993), graduação em Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal do Acre (2005), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutorado pela Universidade de Salamanca, Espanha (2008). Foi Reitor eleito e reeleito da Universidade Federal do Acre (2012 - 2018). Atualmente ele desempenha as funções de professor titular ministrando disciplinas voltadas para a área de Educação, como processo ensino-aprendizagem, psicologia da educação, organização da educação básica e legislação do ensino, educação e sociedade e metodologias de ensino, escrita, ensino de língua portuguesa e práticas de leitura.
Também do mesmo Centro de Educação, Letras e Artes (Cela), Socorro Neri é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com estudos concentrados na área de Sociologia da Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre e esquisadora associada do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE/FaE-UFMG) e do Núcleo de Pesquisa em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação (UFAC). No momento encontra-se afastada da sala por ocupar o cargo de prefeita de Rio Branco.
Em outro viés de estudo, Angelim vem da área econômica. Ele é professor do quadro da Universidade Federal do Acre, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Já foi pró-reitor de Planejamento, diretor do Departamento de Economia, secretário de Estado de Planejamento, diretor superintendente do Sebrae/AC, secretário Municipal do Trabalho e Bem Estar Social da Prefeitura Municipal de Rio Branco, coordenador de Planejamento e Orçamento do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, secretário de Estado de Cidadania e Assistência Social do Acre e secretário de Estado de Desenvolvimento das Cidades e Habitação. Além dos cargos de deputado estadual e federal.
O desafio dos três é deixar o discurso acadêmico e construir uma oratória e uma imagem condizente com a massa. Quem fizer isso melhor, conquistará o voto do eleitorado.