..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Chefe da Casa Civil peregrina por secretarias em agenda de governo por melhorias

Chefe da Casa Civil peregrina por secretarias em agenda de governo por melhorias

 
O Secretário de Estado da Casa Civil, responsável por assessorar o governador Gladson Cameli nos assuntos relacionados à coordenação e à integração das ações de governo, iniciou nesta quinta-feira, 9, junto à Secretaria de Estado da Saúde, o que ele denominou de reuniões setoriais.

Trata-se de uma agenda proativa de governo para dar celeridade às ações estruturantes e estratégicas do plano de governo, sobretudo nesse primeiro ano, onde o atual governador executa um programa de trabalho herdado do gestor anterior.

O secretário Alysson Bestene agradeceu e elogiou a inovação. “Ao invés de irmos à Casa Civil à procura de apoio e de suporte às decisões sobre a condução da política de Saúde para as situações mais complexas, que impactam diretamente a vida das pessoas, a Casa Civil é quem nos procurou para criarmos uma agenda positiva para o setor Saúde do Estado do Acre. Penso que um bom gestor antecipa os riscos e problemas da sua pasta, e essa reunião é justamente para isso: minimizar os riscos e realizar os serviços à população com a qualidade que ela merece”, ressaltou o secretário.

A iniciativa muda a lógica do modelo mental dos gestores e servidores públicos, uma vez que cria no âmbito do governo uma unidade de ação e facilita a escolha de prioridade no momento em que os recursos financeiros e operacionais se tornaram escassos.

A reunião setorial é realizada com toda a equipe da unidade governamental e o secretário. Num primeiro momento, ele escuta a todos e, posteriormente, são realizados os encaminhamentos para a solução dos desafios e situações-problema que merecem a atenção, sobretudo quando as soluções são efetivadas por várias unidades de governo e com outros parceiros externos.

Na reunião da Saúde, por exemplo, a pauta foi fixada na conclusão das obras do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/AC), além de estratégias para garantir a suficiência dos estoques de insumos hospitalares para todos os municípios do Acre e a adoção de algumas ferramentas eletrônicas para melhorar o controle e a gestão dos serviços.

O secretário Ribamar Trindade destacou ainda que essa medida de “sair do gabinete” é uma das orientações do governador Gladson Cameli, e que conta com a colaboração dos demais secretários, especialmente da secretária da Fazenda, Semírames Cavalcante, e da secretária de Planejamento, Maria Alice, vez que uma boa gestão do orçamento e das finanças públicas dependem das boas escolhas que os gestores conduzem nas suas pastas.

Ribamar finalizou dizendo que “planejamento e gestão não se separam, se complementam e que essas agendas de trabalho contribuem para uma gestão responsável e comprometida com a população, ideário do nosso governo”.