..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Unânimes, desembargadores derrubam norma que aumenta em 30% número de comissionados do governo, sem passar pela Aleac

Unânimes, desembargadores derrubam norma que aumenta em 30% número de comissionados do governo, sem passar pela Aleac

Foram nove votos pela insconstitucionalidade da matéria

Por unanimidade dos votos, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre declararam inconstitucional trecho da reforma administrativa do governo, que autorizava o Executivo a aumentar em 30% o número de cargos comissionados, sem autorização Legislativa.

A sessão do Pleno aconteceu na manhã de hoje.

A ADI foi movida pelo Partido Comunista do Brasil. Foram nove votos pela derrubada dos artigos considerados inconstitucionais.

A informação foi celebrada pelo deputado estadual Edvaldo Magalhães na sessão desta quarta-feira, 10. Ele disse que a decisão repara um erro do parlamento acreano ao aprovar uma reforma inconstitucional que tentou calar a Assembleia. 

“Aqui não pode ser a casa do cala boca, do silenciar, porque quando a Aleac decide não legislar, só tem mais uma decisão que ela poder tomar, que é fechar o parlamento. Foi por isso que batemos nas portas dos Judiciário, porque não encontramos eco nesta Casa. Sou daqueles que não procuro judicializar a política, mas não tive outra alternativa, e se fez justiça. Tão clara e tão flagrante foi a inconstitucionalidade que o Pleno do Tribunal não abriu sequer um único voto divergente, e olha que o Tribunal é plural, mas, por unanimidade disse: ‘suspende os efeitos desta lei imediatamente para que nenhum crime possa ser cometido mesmo com o aval do Legislativo’. Celebro essa decisão que devolve ao plenário desta Casa o direito de legislar que quase foi abdicado pela maioria, e viva a democracia, viva o parlamento”.