..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Vando Torquato enfrenta mais um processo contra violação dos princípios administrativos, que pode enterrar de vez sonho de ser prefeito

Vando Torquato enfrenta mais um processo contra violação dos princípios administrativos, que pode enterrar de vez sonho de ser prefeito

Os advogados de defesa, do ex-prefeito Vando Torquato, Valcemir Araújo e Max Elias tentam barrar mais um processo criminal que tramita contra ele no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), relativos a fatos ocorridos entre 2005 e 2010.

Entre as alegações da defesa estão: excesso de prazo na conclusão da investigação; inépcia do oferecimento da peça inaugural; superveniência de causa extintiva da punibilidade (prescrição da pretensão punitiva), tendo em vista que os fatos ocorreram nos anos 2005-2010; por violação da garantia da duração razoável do processo (art. 5º, LXXVIII, Constituição Federal);e, em homenagem aos princípios da oficialidade, da instrumentalidade das formas, da economia processual e da efetividade da jurisdição.

A relatora do caso é a desembargadora Denise Bonfim. Em seu relatório, ela determinou que Torquato se manifeste a respeito do caso no prazo de dois dias. Também pediu que o Ministério Público Estadual encaminhe parecer no prazo, também, de dois dias. Após isso, os autos voltam às mãos de Denise Bonfim para decidir a respeito.

O processo que Torquato responde é relacionado a violações dos princípios administrativos. Ele já foi condenado pela Comarca de Tarauacá por improbidade administrativa e teve os direitos políticos suspensos, confirmada pelo Pleno do TJAC.