A deputada estadual Antonia Sales (MDB), uma das defensoras da construção da ponte de Rodrigues Alves sobre o Rio Juruá, denunciou nesta quarta-feira (17) o abandono que enfrenta a população que faz a travessia numa balsa. Sem nenhuma estrutura, os veículos acabam atolando ao descer da embarcação.
A parlamentar acabou presenciando um flagrante de um veículo que ficou preso à lama devido às péssimas condições e a falta de estrutura. Ela defendeu que um trator do Deracre seja disponibilizado, permanentemente, na região para fazer o trabalho de recuperação paliativa do acesso, além de ajudar na retirada de veículos.
“A situação fica caótica mesmo e o direito do povo de ir e vir fica sem assistência. Obrigação do governo. O grito do povo aqui é pela ponte. Eles não querem mais paliativo. Se eu não estive com o carro do meu filho, a caminhonete para puxar, esse carro estava até agora aí”, disse ao mostrar a situação de um motorista que acabou ficando com o carro atolado no desembarcar da balsa.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a construção da ponte segue sendo uma prioridade do departamento e do governo federal e que já foi garantido R$ 60 milhões, fruto de novas emendas parlamentares e de bancada, que devem ser usados para dar início a execução da obra ainda este ano.