O jornalista Rogério Venceslau, filiado ao PSL, pré-candidato à prefeitura de Rio Branco, comemorou as intenções de voto que recebeu em pesquisa divulgada nesta segunda-feira, dia 17, pela TV Gazeta, afiliada RecordTV no Acre. Venceslau ficou em quarta na pesquisa espontânea.
Pré-candidato acredita que o nome deles estar na lista como um dos mais bem aceitos pela população é sensacional, já que o partido não tem a estrutura que os demais partidos têm, a exemplo do PSB de Socorro Neri, o PSDB de Minoru Kinpara e o MDB de Roberto Duarte.
“A pesquisa da TV Gazeta trouxe uma notícia que considero extraordinária. Nós temos 7% dfas intenções de voto. A nossa pré-candidatura está em quarto lugar, e isso é muita coisa. O Minoru desde que terminou as eleições, diz que será candidato. Ele tem um poderio econômico lhe dando suporte, e é natural liderar”, diz.
Venceslau comenta que Socorro Neri, que está no poder, está lado a lado com Roberto Duarte. “A prefeita está no cargo, e tem 15% igual ao Roberto Duarte. A Socorro Neri está no cargo, é protagonista, e todo dia está divulgando seu nome. É natural porque tem a máquina do município ajudando seu nome”, diz.
Segundo Rogério, Roberto Duarte é um “eterno candidato”, visto que sempre demonstrou o interesse de ser prefeito. “Nós não temos um mandato, nem a máquina pública, nem a estrutura que o Roberto Duarte tem. A nossa bandeira é a de sempre falar a verdade. Não aguentava mais ver a velha política minando os sonhos da população”, completou.
PESQUISA - No primeiro cenário de pesquisa estimulada, os resultados foram os seguintes: Minoru com 27%; Raimundo Angelim marcando 17%; Roberto Duarte somou 14% e Socorro Neri chegou a 13%. Isso mostra a atual prefeita como a menos preferida entre os entrevistados.
Já no segundo cenário proposto pela Realtime Bigdata, Minoru se manteve em primeiro lugar com 27% das escolhas. O atual deputado estadual Roberto Duarte tem 15% das intenções; Socorro Neri chega a 15% e Rogério Wenceslau marcou 7%.
Em um provável terceiro cenário eleitoral, a vitória ainda seria de Minoru, que marcou 26%. A ex-vice-prefeita do petista Marcus Alexandre, Socorro Neri, que assumiu o posto como titular em abril de 2018, após a renúncia do petista, ainda conseguiu 16%; Roberto Duarte alcançou 14%, e Alysson Bestene 5% das intenções.
A pesquisa avaliou ainda a rejeição estimulada. Nesse ponto, Socorro Neri aparece com 24% de rejeição. Alysson Bestene é rejeitado por 6%, Roberto Duarte por 5% e Rogério Wenceslau, por outros 5%. Outros 14% dos entrevistados disse rejeitar todos os possíveis candidatos a prefeitura. Já 12% dos ouvidos alegaram que não rejeitam nenhum deles.