O vereador João Marcos Luz (MDB) criticou o Governo do Estado na sessão online da Câmara Municipal nesta terça-feira, 07 de abril, pelo decreto, intitulado pelo emedebista de radical, no qual fecha o comércio e prende pessoas que desobedecerem às ordens. O vereador elogiou as medidas adotadas pelo Governo Federal e a Prefeitura Municipal para ajudar os trabalhadores neste período do coronavírus.
“Quero saber quem é o secretário da fazenda do governo do Acre. Quem é o responsável pela economia do Governo do Acre? Por que o Governo do Acre até agora não deu nenhuma satisfação e nenhuma solução para os comerciantes e autônomos aqui do Estado do Acre. Estas são as perguntas que quero deixar para o governador do Acre que eu tanto respeito, admiro e votei, e que ajudei a eleger. Por que a inércia do Governo do Acre? Por que o discurso repetitivo mandando as pessoas ficarem em casa? Fechando o comércio, colocando a polícia em cima de trabalhador num decreto questionável, na minha opinião. É um decreto inconstitucional porque é um decreto radical. Quero perguntar para o governador do Acre: quais as medidas práticas para os autônomos e comerciantes e para o trabalhador em geral? A única medida do governador é repetir o que as autoridades sanitárias dizem: fica em casa. Será que essa é a única resposta do governador? É um desabafo que estou fazendo aqui como cidadão de Rio Branco, porque essas medidas do governador têm atrapalhado a vida das pessoas, tem trazido desemprego, estresse e, se continuar, vai trazer a fome. O governador não fez nada até agora, me refiro à parte econômica. Mas, graças a Deus, nós não temos apenas o Governo do Estado. Nós temos o Governo Federal e municipal. Nós precisamos fazer justiça. O Governo Federal desde o início desta crise está fazendo a sua parte de forma rápida”, ressaltou.
Luz exaltou a gestão presidente Jair Bolsonaro após a confirmação do auxílio emergencial. A Caixa Econômica já liberou o link para todo desempregado ou trabalhador informal sem cadastro único, maior de 18 anos, e que não receba outro benefício do Governo Federal. Além disso, o vereador parabenizou a prefeita Socorro Neri pela isenção dos tributos de ISS, IPTU e das taxas de permissionários.
“O Brasil neste instante de pandemia tem dado um grande exemplo de gestão. Portanto, parabéns ao ministro da Economia, Paulo Guedes, parabéns ao ministro da Saúde, parabéns ao Presidente da República que tem encarado muita gente que é contra o Brasil, inclusive os dirigentes do Congresso Nacional, não a maioria dos deputados e senadores. O presidente Jair Bolsonaro tem conseguido dar uma resposta aos brasileiros, aos acreanos e aos rio-branquenses. Na minha querida Rio Branco, para a minha grata surpresa, a prefeita Socorro Neri está deixando o Governo do Estado para trás, agindo como o Governo do Estado não agiu. Ontem trouxe boas notícias para Rio Branco. Todos sabem do meu papel responsável de oposição, com dignidade, desde quando assumi o mandato na Câmara. A prefeita, no dia de ontem, cumpriu o seu dever. Cumpriu sua função de gestora pública ao dar uma resposta concreta à sociedade. O Governo do Estado tem me decepcionado com a sua gestão. Cadê a equipe deste governo? Quero elogiar o Governo Federal e a Prefeitura Municipal. Sou morador do Tancredo Neves, perto do Caladinho e do Jorge Lavocat. Aqui eu estou vendo como está a situação das pessoas. Gente ligando porque não tem mais comida na dispensa, gente com depressão porque não pode trabalhar. Trago o sentimento do rio-branquense preocupado. Espero que o governo do Estado faça sua parte e essa crise passe rapidamente”, concluiu João Marcos Luz.