O vereador João Marcos Luz (MDB) afirmou durante sessão online da Câmara Municipal nesta terça-feira, 18, que quem utiliza transporte público coletivo em Rio Branco corre risco eminente de vida.
O emedebista lamentou incidentes recentes que poderiam ter sido trágicos, mas que felizmente não tiveram feridos, como o ônibus da linha Vila Acre que pegou fogo e o ônibus em que a barra de direção quebrou quando estava na Avenida Amadeo Barbosa.
“A realidade é que os usuários do transporte coletivo de Rio Branco são sobreviventes. O fato é que quando falo de manutenção corretiva e preventiva e quando você visualiza o que está acontecendo na frota por inteiro, claramente, se percebe que não tem manutenção. A corretiva é quando um ônibus chega na garagem troca uma lâmpada, um pneu que queimou. O motorista informa em portaria os problemas que deu durante o dia inteiro no veículo. Isso acontece o tempo todo. A preventiva já requer troca de peças e cuidados maiores. E dependendo da idade do carro e da quilometragem dele, este carro pode passar até três dias lá na baia fazendo toda a manutenção necessária. O que nós estamos vendo é que não está acontecendo isso. As pessoas estão correndo riscos iminentes. Ora, o ônibus que pegou fogo, graças a Deus, não tinha ninguém dentro. Foi sorte. O carro que quebrou a barra de direção, graças a Deus, era numa via plana, na Amadeo Barbosa. Sorte também", disse o vereador João Marcos Luz.