O vereador Francisco Piaba (UB) cobrou durante a sessão desta quarta-feira, dia 13, que sejam disponibilizadas urnas eletrônicas também na zona rural de Rio Branco no próximo dia 1º de outubro, quando ocorrerá o pleito eleitoral para conselheiros tutelares da capital acreana.
Piaba alega que a decisão de manter urnas apenas na zona urbana é decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Assim como a população vota para vereadores, deputados, prefeito, governador, os conselheiros também têm o direito de receber o voto de quem vive na zona rural, com essas pessoas votando na própria região rural”, frisou Piaba.
Segundo o vereador, quem vive fora da zona urbana tem mais dificuldade para chegar até os locais de votação, dentro da cidade. “Isso pode atrapalhar quem quer votar, e não conseguirá chegar com facilidade na zona urbana. Penso que esse é um direito, é dar mais possibilidade a essas pessoas da zona rural que já sofrem tanto com a distância”, completou.
No dia 1º de outubro, a população brasileira vai às urnas para escolher os conselheiros tutelares, que são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, e são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial. A votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas em todo o território nacional.