..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Vereador Piaba diz que produtores  estão perdendo produtos e pede volta das feiras

Vereador Piaba diz que produtores estão perdendo produtos e pede volta das feiras

O vereador Francisco Piaba (DEM) apresentou nesta quinta-feira, 18, na Câmara Municipal de Rio Branco, indicação ao prefeito Tião Bocalom, para que voltem as feiras livres nos bairros da capital acreana. Na terça-feira, 16, o democrata visitou os polos Wilson Pinheiro e Dom Joaquim, na Transacreana, e os polos Geraldo Fleming e Hélio Pimenta, localizados na rodovia AC-10.

Na ocasião, Piaba conversou com os produtores, que estão preocupados com a situação que estão tendo de conviver.

“Produzo verduras, legumes e hortaliças, que vendo na Vila Betel. Porém, estamos proibidos de comercializar na cidade devido à pandemia. Se não retirar o meu produto daqui, pode perder tudo o que plantei, colhi, e que poderia colher no futuro. Tenho que sustentar minha família, e a renda que tenho é somente daqui”, disse a produtora rural, Antônia Nonata Severino Guimarães, de 54 anos, presidente da Associação de Moradores do Polo Wilson Pinheiro.

Ela também relatou sobre as péssimas condições dos ramais que dão acesso ao polo. “Além de não poder comercializar o que cultivamos, ainda tem a questão dos ramais, que nesse período fica pior por conta das chuvas. Não se mais para quem recorrer em relação a todos esses problemas que enfrentamos aqui. Já tem produtor que não está conseguindo sustentar sua família”.

A produtora rural, Lilian da Luz Elias, 50 anos, moradora do polo Geraldo Fleming, disse que são 20 produtores daquela região que vendem suas mercadorias em feiras livres dos bairros.

“Está complicado, porque não estamos vendendo os nossos produtos, e se não vender, a maioria da mercadoria estraga. Não faz sentido essa proibição, pois vamos na cidade e a maior parte do comércio está aberto. Será que a gente é ameaça para que as pessoas se contaminem com à pandemia do coronavírus, sendo que tomamos todas as medidas de higiene para atender nossa clientela, tendo em vista que feira livre não oferece tanto risco por ser um local aberto”, enfatizou Lilian.

Levantamento

Atualmente, são 43 feiras livres em diversos bairros da capital acreana, beneficiando mais de 400 famílias de produtores rurais, garantindo o sustento e a manutenção de suas necessidades básicas (a estimativa é que mais de 2 mil pessoas necessitam diretamente desse meio de trabalho).
Indicação

O vereador enfatizou que é necessário a intervenção do poder público municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (SAFRA), para buscar uma solução para o problema.

“A pretensão desta indicação é para que os órgãos competentes elaborem estratégias e defina um Plano de Ação que permita o retorno dessas feiras o mais rápido possível, de modo que se tenha boas práticas, respeitando as recomendações sanitárias, com vistas à diminuição das perdas econômicas e sociais. E que o poder público promova as condições mínimas para o seu funcionamento, por meio de recomendações higiênico-sanitárias juntos aos feirantes, consumidores e público em geral. Portanto, com a reabertura dessas feiras, reduzirá de modo significativo o fluxo de pessoas nos mercados e supermercados de Rio Branco, e, consequentemente, a circulação do vírus”, diz um dos trechos da Indicação do vereador.