..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Vereador Piaba pede ajuda da bancada Federal para amenizar dívidas de produtores da Capital com bancos

Vereador Piaba pede ajuda da bancada Federal para amenizar dívidas de produtores da Capital com bancos

Devido a cheia do Rio Acre, muitos produtores rurais de Rio Branco perderam plantações de banana, macaxeira, milho e arroz; prejuízo que pode chegar a cifra de milhões. De acordo com a Defesa Civil, mais de sete mil trabalhadores do campo foram afetados pela enchente do manancial na Capital.

Para não ficar no prejuízo, muitos produtores recorrem às linhas de crédito, quase 100% delas oriundas do
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), com taxas de juros baixas disponibilizadas pelo Governo Federal, por meio dos bancos oficiais. No entanto, como ocorre cheia quase todos os anos, eles perdem toda plantação e não conseguem quitar suas dívidas.

Preocupado com o drama dessas famílias, o vereador Francisco Piaba (União Brasil) está tentando mobilizar a bancada Federal acreana, em Brasília, para intervir por esses agricultores, para que eles possam negociar seus débitos com as instituições financeiras, com novos prazos, para que tenham tempo para se organizar e pagar o que devem.

"Peço ajuda dos nossos deputados em Brasília para que possam ajudar os produtores. Que possam ser criadas linhas de crédito
para amenizar o sofrimento dos produtores que fizeram empréstimos e não tem como pagar devido ao alagamento de suas terras, o que comprometeu toda produção", frisou o parlamentar.

Piaba ressaltou que não houve renegociação de dívidas anteriores com os agricultores, e eles não têm como quitar os seus débitos. "Se os bancos não se sentarem para renegociar as dívidas com os pequenos produtores, dificilmente eles terão condições de pagar seus empréstimos. Eles iriam pagar a dívida do ano passado com a safra deste ano, mas perderam tudo novamente por conta da enchente. Que algo seja feito por essas pessoas que estão sofrendo e sendo humilhadas", desabafou o vereador.