Em seu discurso nesta terça-feira, 10, o vereador Samir Bestene (Progressistas) cobrou a realização de um diálogo entre a Câmara e o Executivo para a concretização do projeto de reversão dos serviços de tratamento e distribuição de água e saneamento do Depasa para o Saerb bem como no início das obras de saneamento rural em Rio Branco. “As redes sociais estão repletas de comentários sobre a falta de comunicação entre o Depasa e o Saerb e até hoje não vimos os termos de reversão e nem discutimos um planejamento estratégico ou um calendário para que esta reversão seja efetivamente concretizada”, disse Samir Bestene.
Ele começou seu pronunciamento comentando sobre suas visitas aos bairros mais distantes do centro. “Todas as tardes eu tiro um tempo para fazer visitas. Nesta semana fui ao Loteamento Altamira, onde encontrei esgoto correndo a céu aberto e completa ausência de iluminação nas ruas. Também fui ao bairro Santa Luzia, na Rua Águia, onde identificamos os mesmos problemas e pudemos entender a revolta de seus moradores. Mas também tenho a obrigação de elogiar o secretário Joabe e o presidente da Emurb, o Assis, que vêm realizando grandes trabalhos na recuperação de ruas da Capital com 15 frentes de trabalho. O que é bom também merece ser destacado”, disse o vereador.
Finalizando, Samir lembrou que a Prefeitura deve, além de concretizar rapidamente a reversão do sistema de água e esgoto para o Saerb, dar início a um projeto de saneamento básico na zona rural de Rio Branco. “Nós sabemos que todo investimento em saneamento resulta em economia em internações hospitalares, ou seja, para cada real investido, cinco reais são poupados, além das inúmeras vidas salvas por uma simples obra”, argumentou.