Em pronunciamento nesta terça-feira (11), o vereador Samir Bestene (Progressistas) cobrou o envio para votação no plenário da Câmara Municipal de Rio Branco, do projeto de lei complementar (PLC) Nº 11/2024. A matéria dispõe sobre as normas para a realização de concurso público para provimentos de cargos ou empregos públicos municipais.
A proposta, que já está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), sugere uma reavaliação na cláusula de barreira do recente concurso público e pede a classificação de todos os aprovados que atingiram a nota mínima em ordem decrescente de pontuação, criando um cadastro de reserva.
“Nós temos que acabar com a angústia desses concurseiros. Todos os dias recebo mensagens, pedindo apoio para a aprovação da matéria. Já está na hora deste projeto ser apreciado nas comissões e votado por este Plenário”, disse o parlamentar. E acrescentou: “essas pessoas se dedicaram para serem aprovadas ou ficar no cadastro de reserva, também dedicaram um tempo treinando para os testes físicos, tiveram custos para fazer o teste ergométrico, portanto, não podemos mais continuar permitindo que continuem nesse transtorno”.
Samir ressalta ainda sobre a necessidade de profissionais na gestão que pode ser amenizada com os aprovados no concurso do Edital 2. “São pessoas aptas para promover saúde aqui em nosso município, pois sabemos que existe demanda para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias. Então, vamos logo colocar essa matéria em votação. Contem com o nosso mandato, peço a gestão que estenda esse cadastro de reserva para esses guerreiros que estão querendo ingressar na carreira pública para ter uma vida digna, para levar o salário para suas famílias, para ter a estabilidade financeira”, finalizou.