Os vereadores de Rio Branco aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 10, na Câmara Municipal, um requerimento que estabelece um desconto de R$ 500 no subsídio dos vereadores que não comparecerem às sessões sem justificativa adequada. A proposta foi protocolada pelo vereador João Marcos Luz (PL), com base no Art. 114 do Regimento Interno da Casa.
O parlamentar explicou que, para a justificativa da falta ter efeito, será necessário apresentar um documento oficial que comprove o motivo da ausência. “Nosso objetivo é garantir que o trabalho na Câmara não seja prejudicado. Agradeço o apoio da vereadora Elzinha Mendonça”, afirmou Luz.
Durante o debate, o vereador Fábio Araújo (MDB) destacou que o desconto de quase R$ 500 visa incentivar a assiduidade dos parlamentares. Por sua vez, o vereador Samir Bestene (PP) elogiou a proposta e destacou a importância da presença constante dos vereadores. “Foi um ‘milagre’ termos 12 vereadores presentes hoje. Lamentamos a falta de quórum na última quarta-feira”.
O vereador Francisco Piaba
manifestou seu apoio a iniciativa. “O requerimento do vereador João Marcos Luz reforça a responsabilidade de cada um de nós e garante que o trabalho nesta Casa seja levado a sério. É fundamental que todos os vereadores estejam comprometidos com suas funções e presentes nas sessões”, afirmou Piaba.