Os vereadores Francisco Piaba, Lene Petecão, Ismael Machado, Joaquim Florêncio, João Marcos Luz e N.Lima, protestaram na manhã desta quarta-feira, 4, na Câmara Municipal de Rio Branco, pela falta, que já se tornou corriqueira, de colegas nos dias de sessão no legislativo municipal.
O expediente encerrou antes mesmo de começar por falta de quórum, ou seja, pela ausência de parlamentares —, de 17, apenas sete estavam na “Casa do Povo”, após o presidente da Câmara, vereador Raimundo Neném, encerra os ‘trabalhos’.
“Mais uma vez a sessão é encerrada, prejudicando gravemente o trabalho dessa casa, pois não ter fórum. Estamos aqui lamentando o que tem acontecido aqui, que não é a primeira vez. Eu apresentei o requerimento, inclusive, para ser votado no final da sessão, para tirar o salário dos faltosos” disse o líder do prefeito na Câmara, vereador João Marcos Luz.
N. Lima disse que seria apresentada um requerimento importante, mas ficou adiado para a próxima semana. “A vereadora Lene iria apresentar um requerimento, se defendendo de uma acusação mentirosa que foi noticiada em um programa de televisão”.
Lene Petecão, que saiu em defesa dos trabalhadores terceirizados que estão há quase três meses sem receber na Câmara, disse que não irá se calar
“Sou vice-presidente da câmara, ninguém vai silenciar a minha voz. A minha fala de ontem foi solidariedade aos funcionários, vigia, limpeza, cafezinho, que estão sem receber sim. Isso é fato, todos os vereadores aqui sabem o que está acontecendo. Eu não posso admitir isso, porque eu sou mulher, sou chefe de família, eu não sei o que eles estão passando.
Nós temos direito a voz, nós temos a oportunidade de usar essa tribuna para tratar de assuntos importantes para os munícipes”.
Samir Bestene comentou que já havia solicitado à mesa Diretora, a abertura de um portal de transparência na página principal do site da Câmara. “Somente desta forma as pessoas irão saber quem realmente está trabalhando. Também irá
mostrar a frequência dos vereadores, para saber que está ou não comprometido com o povo”.
Francisco Piaba falou que são poucos os vereadores que estão participando das sessões, principalmente em período de eleição. “Estou aqui todas as terças, quartas e quintas-feiras, não falto as sessões. Nosso papel nesta tribuna é de
defender os interesses da população em prol de um município mais desenvolvido. Hoje, por exemplo, tinham muitos assuntos importantes para serem debatidos, porém ficou para a próxima semana”, frisou o parlamentar.