..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Vereadores de Rio Branco recebem conselheiros tutelares para discutir reajuste salarial

Vereadores de Rio Branco recebem conselheiros tutelares para discutir reajuste salarial

Conselheiros tutelares do município estiveram na manhã desta terça-feira, 25, na Câmara de Rio Branco, para discutir com os vereadores a proposta de alteração no artigo 67 da Lei Municipal nº 2.150/2015. A pauta principal foi o reajuste salarial da categoria, que atualmente enfrenta uma defasagem de cerca de 35%.

A conselheira tutelar Débora Matos, que representou a categoria, apresentou aos parlamentares uma minuta de anteprojeto de Lei que visa reajustar os salários dos 20 conselheiros tutelares que atuam na Capital. A proposta argumenta que o salário atual não reflete a importância e as responsabilidades atribuídas à função, conforme previsto no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os conselheiros ressaltaram que, além do salário, eles cumprem uma carga horária bem superior à prevista. Embora o edital do processo seletivo determine uma carga semanal de 40 horas, a realidade é que eles trabalham, em média, 96 horas extras mensais. Isso inclui 24 horas de sobreaviso toda semana e um plantão de final de semana por mês, o que representa um total de 48 horas adicionais de trabalho sem qualquer remuneração extra.

Atualmente, o salário bruto dos conselheiros tutelares é de R$ 4.401,84. "Além das 96 horas extras que trabalhamos, nosso salário apresenta uma defasagem de quase 35%. Considerando a importância do nosso papel na aplicação das medidas protetivas, solicitamos a aprovação do reajuste e contamos com a atenção desta Casa", frisou Matos, ao ler o trecho do documento que foi entregue aos parlamentares.