Os vereadores da base do prefeito Tião Bocalom decidiram derrubar o requerimento que convocava o ex-secretário municipal de Saúde, Eliatian Nogueira, para prestar esclarecimentos sobre a aquisição dos kits "Aedes do Bem". A proposta, de autoria do vereador André Kamai (PT), foi reprovada na sessão desta terça-feira, 25, da Câmara de Rio Branco, por 9 votos contra 4.
O assunto gerou polêmica, especialmente após a participação do atual secretário de Saúde, Rennan Biths, na sessão da última quinta-feira, 20, onde ele já havia fornecido esclarecimentos sobre a compra dos produtos, mesmo não estando à frente da pasta na época da transação. Durante a sessão, o parlamentar petista defendeu a necessidade de ouvir o ex-secretário Eliatian Nogueira, que, segundo Kamai, é a pessoa mais indicada para esclarecer todas as dúvidas em relação à aquisição dos kits.
O vereador enfatizou a importância da transparência no processo e criticou a postura de alguns vereadores da base governista, que sugeriram, na sessão anterior, que a convocação de Biths havia sido um erro, insinuando que a oposição "dara um tiro errado". Para Kamai, a presença do ex-secretário seria essencial para garantir a lisura e a correta aplicação dos recursos públicos.
"É fundamental que o ex-secretário Eliatian Nogueira compareça a esta Casa para fornecer os devidos esclarecimentos sobre a compra do 'Aedes do Bem'. Somente com transparência e responsabilidade poderemos responder às dúvidas da população e garantir a correta aplicação dos recursos públicos", afirmou.