..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Vereadores vão a Florianópolis para realizar visita técnica, mas o que essa viagem trará de benefícios para Rio Branco?

Vereadores vão a Florianópolis para realizar visita técnica, mas o que essa viagem trará de benefícios para Rio Branco?

Na edição de n° 13.487 publicada no dia 07 de março de 2023, do Diário Oficial do Acre consta as portarias de autorização para a viagem dos vereadores Fábio de Araújo e Joaquim Florencio à capital catarinense, Florianópolis para a realização de uma "visita técnica institucional" dos parlamentares riobranquenses ao parlamento daquela capital, além da participação de curso completo da Nova Lei de Licitações.

Na divulgação da viagem ainda constava ainda a autorização, como acompanhante, de dois assessores parlamentares e uma servidora do parlamento mirim, o que gerou alguns questionamentos como: Que tipo de visita técnica os legisladores foram realizar em Santa Catarina?; Qual a efetividade dessa visita?; Qual o benéfico que essa visita vai gerar ao parlamento riobranquense? E qual beneficio essa visita vai gerar para a população da capital acreana?

Foi em busca das respostas para esses questionamentos que a reportagem do NH procurou a presidência da Câmara Municipal de Rio Branco, por meio de sua assessoria de imprensa.

O vereador Fábio de Araújo foi quem respondeu aos questionamentos. De acordo com o parlamentar, a capital catarinense tem quase o mesmo número de habitantes de Rio Branco e por conta disso a viagem foi realizada para uma troca de experiências entre os legislativos e conhecer projetos como a exemplo “o balcão da cidadania, qual a Câmara municipal disponibiliza atendimento à população em geral que busca emissão de documentos, disponibilizando atendimento gratuito”, justificou o vereador, que só se esqueceu que em Rio Branco existe a Organização Central de Atendimentos (OCA) onde estão concentrados centenas de serviços dos mais diversos órgãos e representações da administração publica Federal, Estadual e Municipal.

O parlamentar municipal citou ainda o projeto de concessão de cursos profissionalizantes à população por meio de uma escola do legislativo, mas também esqueceu que em Rio Branco existe o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) que oferece cursos de forma gratuita nas mais diversas áreas da saúde, tecnológica, hotelaria, gastronomia e outros.

Quanto aos assessores, Fábio de Araújo afirmou que é normal o acompanhamento dos assessores em agendas dessa natureza.

O parlamentar só não esclareceu em que essa visita vai impactar de forma positiva no parlamento rio-branquense e na vida da população e nem esclareceu de que forma pretende pôr em prática tudo que viu e o que aprendeu em Santa Catarina.