..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Vice de Gladson, Mailza pede suspensão de efeitos de condenação por improbidade, mas ministro do STJ nega

Vice de Gladson, Mailza pede suspensão de efeitos de condenação por improbidade, mas ministro do STJ nega

O ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça, negou o pedido da candidata a vice-governadora na chapa de Gladson Cameli (PP), a senadora Mailza, de suspender os efeitos de condenação por ato de improbidade administrativa.

Em seu argumento, a defesa de Mailza citou que a candidata “se encontra na iminência de perecimento de seu direito de participar das eleições de 2022 como candidata a vice-governadora do Estado do Acre, diante da condenação que lhe fora aplicada, dentre outras, de suspensão de seus direitos políticos pelo prazo de dois anos” e pede a concessão da tutela de urgência para atribuir efeito suspensivo ao recurso interposto ao Superior Tribunal de Justiça e, por consequência, a
suspensão dos efeitos do acórdão condenatório exarado pela Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Acre e a ainda manutenção dos direitos políticos da senadora.

Em sua decisão, o ministro Francisco Falcão afirmou que “não se evidencia a presença dos requisitos necessários à concessão da medida pleiteada”.

Em outro trecho, a decisão afirma que apesar do “perigo em razão da demora” ou “decisão tardia”, “aparentemente presente a partir da iminência de término do prazo de pré-candidatura para as eleições de 2022, referido cenário não basta a configurar a urgência postulada pelo requerente, evidentemente diante da necessária presença concomitante de ambos os requisitos necessários a configuração da necessidade de concessão da tutela, hipótese ausente no caso”.

CLICK E LEIA A ÍNTEGRA DA DECISÃO

Procurador pediu impugnação de Mailza

No mês passado, o procurador regional eleitoral Fernando Piazenski encaminhou à Justiça Eleitoral um pedido de impugnação de Mailza.

Conforme o procurador, Mailza
“encontra-se inelegível, haja vista que foi condenada à suspensão de seus direitos político, no Processo n" 0000819-91.2009.8.01.0009 (Ação de Improbidade Administrativa, por ato doloso de improbidade lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito (próprio ou de terceiro)”.

Piazenski faz referência à época em que Mailza foi secretária de Administração, Assistência Social e Cidadania no Município de Senador Guiomard, quando seu ex-esposo James Gomes era prefeito.