A VIA VIANA – UMA ESTRADA DE MÃO ÚNICA
O vidente Valter Arauto acertou mais uma previsão. Em agosto de 2017, Valter previu a ascensão de Jorge Viana e a construção de “um caminho de mão única”. O ex-senador petista foi o escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para presidir a Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Ivestimentos (Apex).
Como a própria previsão diz, em “uma trama do futuro” e “um caminho de mão única”, Jorge Viana construiu a “via Vianna”, ou seja, nenhum petista acreano ou de partidos aliados nas eleições de 2022 conseguiu emplacar cargos no primeiro escalão ou até mesmo no segundo.
Correndo por fora, a nomeação de Marina Silva para o Ministério do Meio Ambiente não entra na cota de acreanos nomeados. Eleita deputada federal pelo estado de São Paulo e com vasta experiência na área ambiental, Marina construiu sua própria via, bem longe dos antigos “companheiros”. Nem mesmo o cargo de “autoridade climática”, que poderia muito bem ser ocupado por Jorge Viana, que inclusive foi chefe do grupo de transição da pasta de Meio Ambiente e relator do Código Florestal, quando esteve no Senado, teve o empenho da acreana para que JV o ocupasse.