..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Vivendo ‘inferno astral’ e pressionado por setores do agro e da política, Jorge Viana diz que teve fala ‘deturpada’ na China

Vivendo ‘inferno astral’ e pressionado por setores do agro e da política, Jorge Viana diz que teve fala ‘deturpada’ na China

O ex-senador do Acre e atual presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, disse na manhã desta sexta-feira (31) que teve sua fala, feita em um seminário paralelo à agenda na China, “deturpada” sobre o agronegócio. Ele afirmou que em momento algum fez ataques ao agro brasileiro.

“Lamentavelmente deturparam, dizendo que eu ataquei o agronegócio, dizendo que eu falei mal do agronegócio. Em nenhum momento desta viagem eu ataquei o agronegócio, eu falei mal do agronegócio. Ao contrário, na minha vida inteira, na vida pública, como senador, fazendo o novo código florestal, como governador, eu sempre trabalhei valorizando o setor da agropecuária”, disse Jorge Viana.

O presidente da Apex-Brasil reafirmou que jamais falaria mal de um setor importante para a economia brasileira. “Eu não faria isso aqui. Quem me conhece sabe disso. A minha responsabilidade como presidente da Apex é promover as exportações do Brasil. Ninguém consegue fazer isso se não tiver o agronegócio como aliado. Mas, isso vai ser esclarecido com o tempo, porque se a maldade está sempre grávida, a verdade sempre vence. Eu sempre fui um defensor, um estimulador”.

Viana encerra a agenda na China fazendo uma visita à ex-presidente Dilma Rousseff, que comanda o Banco Brics. “Uma das últimas agendas foi para reformar e ampliar, junto a presidenta do banco do Brics, nossa ex-presidente Dilma, uma linha de crédito para o Brasil de mais de US$ 200 milhões. Saio animado com o diálogo que tivemos, com a expectativa de não apenas recuperar, mas ampliar esses recursos para o Agronegócio brasileiro”.

Reações de políticos e entidades

Jorge Viana foi duramente criticado pela ex-ministra da Agricultura e atual senadora Tereza Cristina (PP/MS), pelos senadores do Acre Alan Rick e Marcio Bittar, ambos do União Brasil. Bittar, inclusive pediu que Viana vá ao Senado explicar sua fala feita na China. O deputado federal Gerlen Diniz (PP/AC) disse que Jorge Viana não tem capacidade para representar o Brasil no exterior e que vai falar muitas “bobagens” em outras oportunidades.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encaminhou ofício ao vice-presidente da República e ministro Geraldo Alckmin (PSB) demonstrando preocupação com a fala de Jorge Viana.

“Como membro do conselho deliberativo e parceiro em um importante convênio de promoção de exportações do setor agropecuário com a Apex-Brasil, a CNA vê-se na obrigação de cobrar uma postura da entidade em conformidade aos objetivos da sua missão, que é trazer ao Brasil investimentos em tecnologia e inovação para o agro e levar para o mundo o que temos de melhor, que são os alimentos produzidos com a mais alta qualidade, com responsabilidade ambiental e padrões de produção”, diz trecho da nota da CNA.