O presidente do PT no Acre, Daniel Zen, afirmou em suas redes sociais que a narrativa do governo do Acre sobre queda de arrecadação e redução nos repasses do FPE são “lorotas” e mentira.
Segundo Zen, “se houve alguma redução no repasse do FPE, isso já está sendo compensado em virtude de decreto assinado e anunciado, publicamente, pelo próprio Presidente Lula, uma compensação financeira que está beneficiando todos os Estados, incluindo o Acre”.
O petista também acrescentou: “Já a chamada receita própria do tesouro se manteve estável, dentro da margem de erro do que estava previsto na Lei Orçamentária Anual (a LOA/2023), aprovada na ALEAC em dezembro de 2022. Aliás, teve meses desse ano que a receita realizada superou a receita estimada/prevista. Ou seja: não teve nada de corte de repasse do Governo Federal e, muito menos, queda na arrecadação própria”.
Para o ex-deputado estadual, “o problema é que o Governo do Estado não sabe priorizar os seus gastos: aloprou com Expoacre, ExpoJuruá, fretamento de jatinho, farra de diárias com viagens, contratação de terceirizados em quantidade superior à necessidade, às vésperas das eleições de 2022 (tentando comprar os votos dos trabalhadores)”.
Há pelo menos um mês, o governo anunciou cortes nas despesas de cerca de 30% com o objetivo de manter os compromissos, como a folha de pagamento dos servidores, em dia.