O passaporte da vacinação passa a ser obrigatório em toda a Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, por determinação do prefeito Zequnha Lima (PP). A medida visa aumentar o numero de vacinados e evitar um novo colapso no sistema de saúde em razão das contaminações pelo novo coronavírus, causados da Covid-19.
O Decreto Municipal n.º 011/2022 foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira, dia 25, e só houve a decisão após o aumento de quase 500% nos casos conhecidos e confirmados de Covid-19 na cidade. Em dezembro de 2021, a cidade também registrou uma morte por Influenza, e os casos de gripe só aumentaram em janeiro desse ano.
“Fica instituída a obrigatoriedade da exigência do comprovante de vacinação no âmbito da administração pública de Cruzeiro do Sul. A exigência abrange todas as secretarias, escolas, postos de saúde, centro administrativo, centro de atendimento ao cidadão e demais órgãos ou instituições”, diz o decreto, que dispensa a vacinação daqueles que por razões médicas devidamente comprovadas em atestado, não puderem se vacinar.