Rio Branco, AC,24 de junho de 2026 16:27
Home / CIDADES / Geral / Diego Gurgel apresenta no TCE-AC a exposição “Aurora Nubilosa”, um convite à contemplação e à preservação da Amazônia

Diego Gurgel apresenta no TCE-AC a exposição “Aurora Nubilosa”, um convite à contemplação e à preservação da Amazônia

Mostra reúne imagens aéreas do amanhecer amazônico, geoglifos e paisagens da floresta, resultado de quase duas décadas de dedicação do fotógrafo acreano à valorização da Amazônia e de seus povos

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) abriu, nesta terça-feira (23), no Salão Nobre da instituição, a exposição fotográfica “Aurora Nubilosa”, do fotógrafo e jornalista acreano Diego Gurgel. A mostra reúne imagens aéreas captadas sobre a Amazônia e convida o público a contemplar a beleza, a sensibilidade e a força da floresta por meio de registros que revelam diferentes perspectivas, emoções e reflexões sobre a relação entre o ser humano e a natureza.

Resultado de anos de observação e sobrevoos pela região amazônica, a exposição apresenta paisagens marcadas pela neblina que cobre a floresta ao amanhecer, criando cenários de rara beleza. Foi justamente desse fenômeno que surgiu o nome da mostra.

“Eu fui buscar na etimologia uma forma de representar esse momento do dia em que a neblina toma conta da floresta. A Aurora Nubilosa retrata esse fenômeno maravilhoso que revela a imensidão da Amazônia e a sua capacidade de nos fazer refletir sobre o lugar que ocupamos dentro dela”, explica Diego Gurgel.

Segundo o fotógrafo, a proposta é permitir que pessoas que nunca tiveram a oportunidade de observar a floresta do alto possam experimentar, por meio das imagens, a sensação de contemplar a Amazônia em toda a sua grandiosidade.

“Quero mostrar para as pessoas a dimensão desse bioma e despertar o sentimento de pertencimento. Quando estamos lá em cima percebemos o quanto somos pequenos diante da imensidão da floresta e o quanto fazemos parte desse ecossistema”, afirma.

Uma vida dedicada à fotografia e à Amazônia

Jornalista com 19 anos de atuação no Acre, Diego Gurgel construiu uma trajetória profissional marcada pelo compromisso de valorizar a Amazônia, seus povos e sua cultura. Trabalhou por quatro anos no jornal A Gazeta e há 15 anos integra a equipe de comunicação do Governo do Estado do Acre.

A paixão pela fotografia surgiu ainda na faculdade de Publicidade. Desde então, passou a se dedicar intensamente à arte de eternizar momentos e paisagens. Aventureiro por natureza, apaixonado pela floresta, pelo místico e pelas histórias da Amazônia, encontrou na fotografia uma forma de unir profissão, propósito e realização pessoal.

Seu trabalho tem como foco os registros de ribeirinhos, extrativistas, povos indígenas e das riquezas naturais da região. Desde 2009, acompanha pesquisas sobre os geoglifos amazônicos, tema que o projetou nacional e internacionalmente, com participações em produções da National Geographic, BBC, Netflix e Discovery Channel.

Os geoglifos e a busca pelas origens

Entre os temas que mais marcam a trajetória do fotógrafo estão os geoglifos acreanos. Para Diego, essas estruturas arqueológicas representam mais do que um objeto de pesquisa ou registro fotográfico.

Os geoglifos chegaram à sua vida como um presente, despertando uma profunda identificação com a história dos povos ancestrais da Amazônia. O fotógrafo dedica parte significativa de seu trabalho ao estudo e à documentação dessas estruturas, produzindo imagens que revelam sua imponência e beleza sob uma perspectiva raramente observada.

Mesmo enfrentando desafios, riscos e longas jornadas em áreas remotas da floresta, Diego considera que cada expedição vale a pena.

As imagens resultantes desse trabalho transmitem tranquilidade, encantamento e emoção. Em muitos registros, é como se o observador estivesse flutuando junto às nuvens e aos raios dourados do amanhecer que iluminam a floresta, revelando desenhos ancestrais e paisagens únicas da Amazônia.

Arte e conscientização ambiental

A exposição integra a programação promovida pelo TCE-AC em torno do debate sobre as mudanças climáticas e os desafios ambientais enfrentados pela região amazônica. A iniciativa contou com o apoio da presidente do Tribunal, conselheira Dulce Benício, e foi realizada em conjunto com a palestra da professora e pesquisadora Vera Reis sobre os impactos do fenômeno El Niño na Amazônia.

Para Diego, a conexão entre as fotografias e o debate ambiental acontece de forma natural. Ele explica que a “Aurora Nubilosa” retrata um fenômeno ligado à transpiração da floresta e aos chamados rios voadores, elementos fundamentais para o equilíbrio climático.

“A Amazônia está viva, respirando e pulsando. Essa neblina que aparece nas imagens faz parte de um processo natural essencial para o planeta. As fotografias ajudam a mostrar a importância da floresta e reforçam a necessidade de preservarmos esse patrimônio que influencia o clima em escala global”, destaca.

Aberta ao público no Salão Nobre do TCE-AC até o dia 23 de julho, das 8h às 13h, a exposição oferece uma oportunidade de contemplação e reflexão, aproximando os visitantes da grandiosidade da Amazônia por meio do olhar sensível e poético de um fotógrafo que transformou sua paixão pela floresta em arte e compromisso com a memória da região.