Rio Branco, AC,26 de junho de 2026 15:53
Home / CIDADES / Geral / Rio Branco celebra o Dia dos Geoglifos com programação que une turismo, ciência e educação patrimonial

Rio Branco celebra o Dia dos Geoglifos com programação que une turismo, ciência e educação patrimonial

Evento promovido pela Prefeitura reúne pesquisadores, estudantes e comunidade para valorizar um dos maiores patrimônios arqueológicos do Acre

Sob a densa vegetação amazônica, permanecem preservados vestígios de uma civilização que habitou o sudoeste da Amazônia há milhares de anos. Desenhados na terra em diferentes formas geométricas, os geoglifos fazem do Acre uma referência em pesquisas arqueológicas. Atualmente, cerca de 1.200 sítios arqueológicos desse tipo estão registrados no estado, sendo 81 deles localizados em Rio Branco, reforçando a importância da capital na preservação desse patrimônio histórico e cultural.

Foi para aproximar a população dessa riqueza ancestral que a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), abriu nesta sexta-feira (26) a programação alusiva ao Dia dos Geoglifos, no Horto Florestal. Representando o prefeito Alysson Bestene, a primeira-dama Roberta Lins participou da abertura do evento, que reúne pesquisadores, estudantes e visitantes em uma programação voltada à educação patrimonial, ao turismo e à valorização da história acreana.

As atividades seguem durante todo o fim de semana, com programação também no sábado (27) e no domingo (28). Entre as atrações estão trilha interpretativa acompanhada pelo Corpo de Bombeiros, palestras, debates e exposição de peças arqueológicas, proporcionando ao público uma experiência de contato com a natureza e com a história dos povos originários que construíram os geoglifos.

Durante o evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, coronel Bino, destacou que a iniciativa marca o início de uma nova tradição no calendário da capital.

“A partir de 2026, todos os anos, nós teremos a Semana em homenagem aos geoglifos, porque é um patrimônio nosso, uma singularidade do Acre. Dos mil geoglifos identificados, 81 estão aqui, muitos na área urbana. Precisamos valorizar essa riqueza, porque vemos pessoas vindo de outros países para conhecer e pesquisar, enquanto muitos de nós ainda não conhecemos esse patrimônio. Queremos que a população se aproprie dessa história e reconheça também o seu potencial turístico”, afirmou o secretário.

Além de incentivar a visitação, a programação busca despertar o interesse da população pela preservação dos geoglifos, que seguem sendo objeto de pesquisas arqueológicas desenvolvidas por universidades e instituições de diferentes partes do país.

Pesquisador dos geoglifos acreanos há três anos, o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rhuan Carlos Lopes, explica que a data comemorativa fortalece o diálogo entre ciência, poder público e sociedade.

“As datas comemorativas são importantes porque divulgam a importância desse patrimônio. Os povos indígenas já conhecem os geoglifos, assim como a arqueologia e as universidades. Agora precisamos aproximar outros públicos, como as escolas, a população em geral e as instituições públicas que trabalham com turismo e pesquisa. Esse diálogo é fundamental para fortalecer a preservação desse patrimônio”, ressaltou o pesquisador.

Segundo o pesquisador, os estudos realizados ao longo dos últimos anos têm permitido compreender melhor como essas estruturas foram construídas, utilizadas e qual o significado que possuíam para os povos indígenas responsáveis por sua criação. As pesquisas também reforçam a relação histórica dos geoglifos com populações que ocuparam não apenas o Acre, mas também outras áreas da Amazônia.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Acre, Antônia Barbosa, destacou que ações como essa aproximam a comunidade de um patrimônio que pertence a todos os acreanos.

“Esse evento foi pensado justamente para fazer com que as pessoas conheçam mais esse patrimônio. A Prefeitura fez o pedido para que Rio Branco seja reconhecida como a Capital dos Geoglifos, porque foi aqui que os primeiros sítios arqueológicos dessa tipologia foram descobertos. Queremos que a população conheça, valorize e se aproprie desse riquíssimo patrimônio”, enfatizou Antônia.

Ao reunir turismo, pesquisa, educação e preservação ambiental, a programação do Dia dos Geoglifos reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em ampliar o acesso da população ao patrimônio arqueológico acreano e incentivar a valorização de uma história que continua despertando o interesse de pesquisadores e visitantes do Brasil e do exterior.