Rio Branco, AC,25 de junho de 2026 13:28
Home / Política / Samir Bestene pede garantia dos direitos dos trabalhadores da Ricco e fiscalização da nova empresa de ônibus que atuará em Rio Branco

Samir Bestene pede garantia dos direitos dos trabalhadores da Ricco e fiscalização da nova empresa de ônibus que atuará em Rio Branco

O vereador Samir Bestene manifestou preocupação com a transição do transporte coletivo de Rio Branco e defendeu que os recursos que ainda serão repassados à empresa Ricco sejam utilizados para quitar as dívidas trabalhistas dos mais de 500 funcionários da concessionária. A declaração foi feita nesta quinta-feira, 25, na Câmara Municipal.

Segundo o parlamentar, a saída da Ricco do sistema está prevista para o próximo dia 4 de julho, enquanto uma nova empresa já iniciou o processo de cadastramento para assumir o serviço de forma emergencial.

“Estamos preocupados com esse período de transição entre as empresas. Já há uma empresa cadastrada para atuar em Rio Branco, inclusive uma empresa que presta serviço em Porto Velho. Cabe à Câmara ficar atenta a esse processo para acompanhar a qualidade dos ônibus, o quantitativo de veículos que chegará à cidade e garantir que a população não fique desassistida”, afirmou.

Bestene destacou que uma das principais preocupações dos vereadores é a situação dos trabalhadores do transporte coletivo. De acordo com ele, existem débitos relacionados ao FGTS, saldo de salário, férias e 13º salário proporcionais.

“O último levantamento aponta uma dívida trabalhista em torno de R$ 10 milhões. Há também um valor de subsídio que a Prefeitura ainda deve repassar à Ricco, estimado entre R$ 13 milhões e R$ 15 milhões. Defendemos que esse recurso seja utilizado para garantir os direitos desses trabalhadores, que acordam todos os dias cedo para levar o sustento às suas famílias”, disse.

O vereador ressaltou que o montante pendente de repasse seria suficiente para cobrir as obrigações trabalhistas da empresa com os funcionários.

Além da questão financeira, Samir Bestene afirmou que a Câmara acompanhará de perto a operação da nova concessionária. Segundo ele, a comissão responsável pela fiscalização do transporte público, juntamente com os demais vereadores, deverá monitorar a qualidade dos veículos e os serviços oferecidos à população.

“Os 21 vereadores estarão atentos a essa nova fase do transporte coletivo. O prefeito também já demonstrou preocupação e informou que irá verificar itens como a idade da frota, ar-condicionado e Wi-Fi. Esperamos que essa nova empresa comece do zero e da forma correta, oferecendo um serviço de qualidade para quem depende do transporte público em Rio Branco”, enfatizou o progressista.